Ir para o conteúdo

Norma nº 035/2012

Abordagem da Intoxicação Alcoólica Aguda em Adolescentes e Jovens

Voltar
Norma em PDF
Partilhe em:
  1. Na abordagem da Intoxicação alcoólica aguda devem ser incluídos os adolescentes e jovens entre os 10 e os 24 anos, com episódio de Intoxicação Alcoólica Aguda (IAA) (Nível de Evidência C, Grau de Recomendação I).

  2. No adolescente ou jovem suspeito de intoxicação alcoólica aguda(IAA), o exame objetivo deve incluir, com registo no processo clínico, a avaliação de (Nível de Evidência C, Grau de Recomendação I):

    1. Estado de consciência (AVDS);
    2. Parâmetros vitais e glicemia capilar;
    3. Sinais sugestivos de abuso de outras substâncias;
    4. Sinais sugestivos de lesões traumáticas;
    5. Sinais sugestivos de abuso sexual.
  3. Os adolescentes e jovens diagnosticados com intoxicação alcoólica aguda, no momento da alta e com registo no processo clínico, devem ser (Nível de Evidência C, Grau de Recomendação I):

    1. Avaliados, quanto ao nível de risco de consumo (ver Anexo I, Tabela 1);
    2. Referenciados a consulta de especialidade de tratamento de comportamentos aditivos, quando detetado consumo habitual (ver definições) e/ou a consulta de psiquiatria da infância e adolescência na suspeita de psicopatologia, a efetivar no praxo máximo de 7 dias;
    3. Com idade inferior a 16 anos devem ser acompanhados por representante legal.
  4. O adolescente (≥ 10 anos e <18 anos) e o jovem (≥18 anos e ≤ 24 anos) e/ou o representante legal são informados e esclarecidos acerca da situação clínica, da necessidade de tratamento e da referenciação.

  5. Qualquer exceção à Norma é fundamentada clinicamente, com registo no processo clínico.

fluxograma da norma
Voltar